Recuperação e recaída na dependência química

Muita gente pensa que apenas uma questão de não usar é estar em recuperação. Consideram uma recaída um fracasso completo e longos períodos em abstinência um sinal de completo sucesso.
Uma recaída após conhecer o programa pode ser uma experiência dolorosa que provoca uma aplicação mais rigorosa do programa.
Observamos que mesmo em abstinência durante longos períodos, a desonestidade e o auto-engano impede de desfrutar a plena recuperação e aceitação do processo de recuperação.
Embora a doença seja a mesma, o rítmo da recuperação difere de indivíduo para indivíduo.
A possibilidade de sair sozinho e de voltar a conduzir a própria vida é algo que atrai, mas a realidade que temos hoje é resultado de dependermos de um poder maior do que nós e do fato de aceitarmos receber ajuda.
Frequentemente estamos mentalmente e fisicamente esgotados e mesmo assim a força da verdadeira mudança podem estar agindo para nos dar motivações e mudar nossa vida.
Dois dos maiores inimigos são a apatia e a procastinação.
Sobrevivendo a recaída, uma nova oportunidade surge e poderá representar um explosão que pode levar a um despertar.
Muitos esqueceram que a primeira droga inicia o ciclo mortal novamente. Tentaram controlar, usar com moderação, ou usar somente certas drogas. Nenhum destes métodos funciona.
A recaída é uma realidade. Pode de fato e acontece. Quem não trabalha o programa de recuperação diariamente pode recair. Nunca se viu quem realmente viva o programa recair.
O tratamento da depência química é um processo compleco. A não ser que se acabe com a ilusão que podemos continuar a usar ou parar de usar sozinhos, estaremos assinando nossa própria sentença.
Uma das maiores barreiras em recuperação de dependentes químicos e de álcool é a colocação de expectativas não realistas em nós mesmos e nos outros. Esquecemos que somos impotente perante outras pessoas.
É importante lembrar que o desejo de usar drogas e álcool passará. Não podemos usar nunca mais, não importa o que aconteça.
Pedir ajuda é a principal ferramenta.
Muitos ficam limpos em um ambiente protegido como em clínicas de recuperação ou um centro de reabilitação. Voltando ao mundo vem os sentimentos de confusão, sentindo-se perdidos e vuneráveis. Usando o que foi aprendido, as reuniões proporcionam um lugar seguro para partilhar nossas dificuldades. Quanto mais partilhar, mais o medo vai embora Partilhamos por esta razão.
O crescimento significa mudança. Manutenção espiritual significa recuperação contínua.
Rezamos para ter boa vontade e humildade, finalmente somos honestos com nós mesmos.
Quebrar a ilusão de que se pode ficar limpo sozinho é excencial.
Permanecer limpo deve vir em primeiro lugar.
Uma vez passado um momento difícil em sobriedade, ganhamos uma ferramenta que pode ser usada repetidamente.
Quando começamos a funcionar na sociedade, nossa liberdade criativa nos ajuda a ordenar nossas prioridades e primeiro fazer as coisas básicas.

Só por hoje um dia limpo é um dia bem sucedido!

Referência: Texto básico Cap 7

WhatsApp chat